Você está em: Principal → Mídia → Notícias

notícias

25 de julho de 2019

DSEI Porto Velho realiza Oficina de Aproveitamento Integral dos alimentos no Polo Base de Guajará Mirim- RO

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Porto Velho, em Rondônia, realizou na aldeia terrestre Ribeirão e na Aldeia Sotério, uma capacitação para as equipes multidisciplinares de área, tendo como facilitadoras a RT de Vigilância Alimentar e Nutricional Isabela Oliveira e a Nutricionista do Polo Base de Guajará Mirim, Emile Lorraine.

Posteriormente as EMSI capacitadas realizaram a multiplicação da oficina para as mães indígenas das aldeias, ensinado técnicas de higienização, pré- preparo, preparo, conservação e degustação.

As receitas escolhidas foram baseadas nos alimentos que são produzidos ou encontrados facilmente nas aldeias selecionadas, visando que a prática seja constantemente introduzida pelas mulheres e profissionais da região.

O aproveitamento integral dos alimentos é uma estratégia voltada para o não desperdício de partes dos alimentos, ricos em vitamina e minerais, que visam fortalecer as refeições das comunidades indígenas.

Considerando a vulnerabilidade social dos publico trabalhado é um maneira primordial no ensinamento em aproveitar o que se tem nas aldeias, respeitando a cultura e tradições milenares.

A oficina teve boa aceitação pelos profissionais e comunidades, inclusive em relação à palatabilidade sensorial tendo em vista o respeito aos alimentos tradicionais, de plantio em roça pelos indígenas.

As atividades de educação permanente em saúde tem como proposta a prática de ensino-aprendizagem, com produções de conhecimento no cotidiano da instituição a partir dos problemas diagnosticado.

Sabendo disso, esta proposta foi levada para o ambiente de trabalho, as aldeias, e envolvendo todos os autores, profissionais e usuários.

nossas unidades

UPA Nova Serrana


Hospital de clinicas sul - São José dos Campos

Hospital de Clinicas Sul
São José dos Campos

Upa Norte Betim

UPA Norte Betim